Formação prática acontece nos dias 6 e 7 de setembro em Morretes (PR) e capacita profissionais e entusiastas em soluções baseadas na natureza para cidades ambientalmente mais responsáveis
Foto: Albori Ribeiro
O Ekôa Park, parque de experiências ecológicas localizado em Morretes, litoral do Paraná, no coração da Grande Reserva Mata Atlântica, promove nos dias 06 e 07 de setembro o curso “Telhado Verde: Soluções Baseadas na Natureza para a Transição Ecológica”, uma experiência que combina teoria e prática para transformar espaços urbanos e rurais em ambientes mais sustentáveis, saudáveis e integrados à natureza.
Durante a formação, os participantes terão acesso a conteúdos técnicos — como impermeabilização, drenagem e escolha adequada da vegetação — e também irão compreender os benefícios ecológicos, sociais e econômicos dos telhados verdes. A programação inclui, ainda, uma vivência prática com a instalação de um modelo diretamente no Tekoa, espaço de inovação do parque.
“Os telhados verdes são exemplos de como a arquitetura pode dialogar com os ecossistemas, reduzindo impactos ambientais, ampliando áreas verdes nas cidades e trazendo bem-estar às pessoas. Este curso é uma oportunidade para formar profissionais e cidadãos mais preparados para a transição ecológica”, afirma um dos instrutores do curso, Ormy Hütner Júnior, arquiteto e urbanista especializado em projetos de renaturalização das cidades e Soluções baseadas na Natureza.
Público-alvo
O curso é voltado a arquitetos, paisagistas, profissionais da construção civil, estudantes, pesquisadores, mas também a entusiastas de soluções regenerativas e infraestrutura verde.
Detalhes da programação
- Data: 06 e 07 de setembro de 2025
- Horário: Das 09h às 17h
- Local: Tekôa – Ekôa Park (Morretes – PR)
- Investimento: R$ 500 (inclui ingresso ao parque; alimentação não inclusa)
Sobre os instrutores
Ormy Hütner Júnior é arquiteto e urbanista formado pela UFPR, mestre em Engenharia da Construção Civil e doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento, cuja pesquisa foca em projetos de renaturalização das cidades e Soluções baseadas na Natureza. Sócio da Tellus Arquitetura Sustentável, atua com projetos de arquitetura saudável, biofílica e sustentável, incorporando princípios da Biologia das Construções e do Paisagismo Ecológico.
Adriane Savi é arquiteta e urbanista pela UFPR, especialista em Construções Sustentáveis (UTFPR) e mestre em Engenharia da Construção Civil (UFPR). Coordenadora e docente do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAE, além de idealizadora do Architecture Experience Program. Professora convidada na pós da UTFPR, no módulo de telhados verdes. Atuo com foco em arquitetura sustentável, saudável e soluções baseadas na natureza.

